A transmissão de um carro desempenha várias funções vitais essenciais para o funcionamento adequado do veículo. Por isso, entender ao certo como é o funcionamento dos câmbios modernos, dos famosos carros automáticos, se tornou crucial.
Para entender mais sobre o assunto, foram separados diversos tópicos, sendo o primeiro, as principais funções da transmissão. Veja mais a seguir!
Principais funções da transmissão
Antes de entrarmos no assunto sobre carros automáticos e câmbios modernos, temos que falar sobre a primeira função da transmissão, que é transferir a potência gerada pelo motor para as rodas do veículo.
Isto é realizado através das engrenagens da transmissão, que dividem as rotações do motor, convertendo-as em força ou velocidade conforme o comando da aceleração para a movimentação do veículo. Além disso:
Proporcionar marchas
A transmissão oferece diferentes marchas para o motorista selecionar, como “Drive” (Dirigir), “Reverse” (Ré) e “Park” (Estacionamento).
Cada marcha possui velocidade diferente, permitindo que o veículo se mova para frente e para trás, estacionando com total segurança.
Adaptabilidade à velocidade e carga

Ela ajusta automaticamente a relação de velocidade com base na velocidade do veículo e na carga do motor.
Isso garante que o motor opere dentro de sua faixa de rotação mais eficiente em diferentes condições de condução, proporcionando melhor desempenho e economia de combustível.
Facilitar a condução
Não se pode deixar de mencionar como os câmbios automáticos facilitam a condução ao eliminar a necessidade de mudar manualmente as marchas, como acontece em um carro com transmissão manual.
Isso torna a condução dos carros automáticos mais confortável e conveniente, especialmente em tráfego pesado ou em viagens longas.
Segurança
Por fim, para fechar com chave de ouro esse assunto, será abordado a temática: segurança. A transmissão automática contribui para melhorar a segurança dos veículos, permitindo que os motoristas se concentrem mais na condução e garantindo que mantenham o controle do carro em todas as situações.
Evolução das transmissões dos carros convencionais para os carros automáticos
Antes de chegar ao mercado, as milagrosas transmissões automáticas, todos os veículos eram equipados apenas com transmissões manuais.
Nesse tipo de transmissão, é preciso fazer o uso da embreagem e da alavanca seletora de marchas de forma manual, que por muitas vezes pode até mesmo tirar a atenção do motorista. Junto dos carros automáticos e da evolução das suas transmissões, outros fatores ganharam vida:
1. Transmissão Hidramática
Desenvolvida pela General Motors na década de 1930 e introduzida no mercado em 1939, a transmissão hidramática foi uma das primeiras formas de transmissão automática.
Ela substitui a embreagem manual por um conversor de torque hidráulico, eliminando a necessidade de o motorista engatar manualmente as marchas.
2. Transmissão Automática Convencional
A transmissão automática convencional foi aprimorada ao longo do tempo para oferecer mais marchas e maior eficiência.
Ela permite que o motorista selecione a posição de direção desejada (Drive, Neutral, Reverse, Park), enquanto a transmissão seleciona automaticamente as marchas com base na velocidade do veículo e na carga do motor.
Benefícios das transmissões dos carros automáticos

Para entender melhor, basta analisar um pouco, os benefícios que os carros automáticos trazem consigo:
- Condução confortável e relaxada: a transmissão automática elimina a preocupação de engatar manualmente as marchas, tornando mais tranquila e confortável a condução dos carros automáticos.
- Facilidade de operação: os motoristas não precisam dominar técnicas de sincronização de esforço, velocidade e aceleração para trocar as marchas no tempo certo, o que torna a condução mais tranquila.
- Trocas de marchas suaves: as transmissões automáticas oferecem trocas de marchas suaves e sem solavancos.
- Maior conveniência: com esse tipo de transmissão, os condutores podem se preocupar apenas com a estrada.
- Melhor desempenho em subidas e descidas: outro fato interessante é que essas transmissões foram projetadas para selecionar automaticamente a marcha que mais se encaixa em cada situação.
- Maior durabilidade e confiabilidade: com menos desgaste e estresse em comparação com as transmissões manuais, as transmissões automáticas tendem a ser mais duráveis e confiáveis, requerendo menos manutenção ao longo do tempo.
- Popularidade e disponibilidade: por fim, devido à sua popularidade generalizada, os carros automáticos são amplamente disponíveis em uma variedade de modelos, tornando-os acessíveis e atendendo uma variedade de consumidores.
Mais conteúdos
Quer se tornar um expert nos assuntos de hoje? Então dá uma conferida nesses artigos:
- Qual a importância de conhecer a ficha técnica de um veículo?
- O Que Devo Saber sobre a Troca de Óleo do Meu Carro?
Como visto até aqui, a transmissão desempenha um papel fundamental no funcionamento adequado de um carro, e no caso dos carros automáticos, elas também trazem diversos outros benefícios ao seu condutor.
Para saber mais sobre o seu carro ou sobre carros no geral, o Manual do Automóvel está a sua disposição! Temos disponível as principais informações sobre os veículos no geral, que irão garantir que você nunca mais seja passado para trás! Para ter acesso a essas informações, basta adquirir nosso e-book!