Você e 128 pessoas próximas de foram selecionadas.

Quais são as diferenças do farol de milha e de neblina?

Farol de Milha

Muitos jovens estão tirando sua primeira habilitação agora e isso acaba levantando questões sobre todos os equipamentos, desde os essenciais, até os que não são, mas podem ajudar, como é o caso do farol de milha e os de neblina.

A primeira coisa que é necessário saber é que ambas opções servem para ajudar na visibilidade do motorista, porém seus propósitos são completamente diferentes, assim como suas características. 

Para iniciarmos esse artigo que visa melhorar o conhecimento geral sobre o assunto, o que acha de conferir em primeira mão, as principais diferenças entre as duas opções?

Farol de milha e seu propósito

Esse tipo de farol, foi desenvolvido exclusivamente para aumentar o longo alcance de visibilidade do condutor em condições de pistas abertas, ou seja, essa opção é perfeita para ser usada em rodovias e áreas rurais. 

O recomendado é usar apenas quando há pouca iluminação ou quase nada e onde não há tráfego oposto. A luz desse farol pode ofuscar outros motoristas por longos períodos, o que pode ocasionar em um acidente.

Farol de neblina e seu propósito

Diferente do farol mencionado anteriormente, o farol de Neblina foi projetado para conseguir dar visibilidade ao condutor em condições meteorológicas adversas, como neblina, chuva, neve ou poeira. 

Ele deve ser usado apenas quando o veículo estiver em velocidades baixas e quando o comprometimento da visibilidade do motorista é grande devido a esses fatores mencionados acima. Esse tipo de farol ilumina a estrada à frente e um pouco aos lados.

Localização e tipo de luz desses faróis em um veículo

Farol de Milha
Farol de Milha

Falando primeiramente do farol de milha, este é montado no nível dos faróis principais, agindo em conjunto com os mesmos e otimizando o sistema de iluminação. 

Eles ficam instalados em lugares altos do veículo, para que a luz cumpra seu papel de iluminar ao máximo a pista nas condições de baixa luminosidade.

Agora abordando os faróis de Neblina, eles são montados na parte inferior do para-choque dianteiro do carro. 

Eles são instalados em locais baixos porque seu único propósito é minimizar o reflexo da luz na neblina e em outras condições adversas, iluminando apenas a estrada diretamente à frente.

O tipo de luz do farol de milha é um feixe concentrado e de longo alcance, enquanto o da neblina, é amplo e baixo, projetado apenas para cortar através da neblina e iluminar a estrada à frente, sendo o principal foco de iluminação.

Cor da luz

Chegando nessa parte, não podemos esquecer de saber mais sobre a cor de cada um dos faróis, não é mesmo? Por isso, veja o tópico a seguir:

  • Farol de Milha: Sua cor é quase sempre um branco brilhante, bem parecido com a cor dos faróis principais, para melhorar a visibilidade à distância.
  • Farol de Neblina: já a cor do farol de Neblina pode ser diferente, ele pode tanto ser branco quanto amarelo. A luz amarela é menos provável de ser refletida de volta ao motorista em condições de neblina, chuva ou neve.

Por fim, para fechar com chave de ouro o conhecimento sobre o assunto, veja um pouco sobre o que diz a regulamentação sobre esses dois tipos de faróis.

Regulamentação e o uso geral dos dois tipos de Faróis

Agora que já foi aperfeiçoado o conhecimento sobre os dois tipos de faróis, onde usá-los, suas cores e outras informações relevantes, chegou o momento de falar um pouco sobre regulamentação e o uso geral.

Uso do Farol de milha

A primeira coisa que é preciso saber, é que seu uso é regulamentado e geralmente permitido apenas em condições específicas (por exemplo, em rodovias e sem tráfego oposto) como citado no início deste artigo.

Isso acontece, principalmente, devido ao potencial de ofuscamento de outros motoristas. A sua ativação ocorre, muitas vezes, conectado aos faróis altos e desativado automaticamente ao alternar para faróis baixos.

Uso do Farol de Neblina

Farol de Milha
Farol de Milha

Assim como o farol de milha, seu uso é permitido em condições de baixa visibilidade. Em muitos lugares, é ilegal usar faróis de neblina quando a visibilidade é boa, por isso estar atento a esse fator impedirá o condutor de levar uma bela multa.

A ativação deste dispositivo é simples também, controlado por um interruptor separado no painel de controle.

Como visto, os faróis de milha e de neblina servem a diferentes propósitos e são projetados para otimizar a visibilidade em diferentes condições. 

Mais conteúdos

Quer se tornar um expert nos assuntos de hoje? Então dá uma conferida nesses artigos:

O farol de milha é ideal para iluminação de longa distância em condições de pouca iluminação sem tráfego oposto, enquanto os faróis de neblina são essenciais para melhorar a visibilidade em condições adversas de baixa visibilidade.

Entender essas diferenças é crucial para o uso seguro e eficaz desses sistemas de iluminação, porém, entender mais sobre o veículo em um todo, também é importante! Por isso, você não pode deixar de conhecer mais sobre o Manual do Automóvel.