Grande parte dos motoristas ainda estão aprendendo a interpretar os sinais que os veículos entregam antes de apresentar problemas graves. Porém, aprender isso o mais rápido possível pode livrá-los de muita dor de cabeça, principalmente se o modelo apresenta fumaça branca no escapamento.
Os sistemas integrados no próprio carro foram desenvolvidos apenas para conseguir orientar cada condutor de automóvel quanto às condições que o veículo se encontra, se tem algo a reparar ou se tudo está funcionando perfeitamente bem.
Logo é possível entender como é importante manter os olhos bem atentos em cada detalhe do carro, certo? E se o modelo apresentou fumaça branca no escapamento, ou qualquer outro tipo de coloração, a observação do motorista deve ser redobrada.
Fumaça branca no escapamento
Quando é possível notar a fumaça branca nos carros à gasolina, o problema tende a não ser algo preocupante ao extremo.
Essa fumaça branca pode surgir como uma resposta a condensação dentro do sistema de escape, as chances dela vir à tona são maiores nos climas mais frios.
Para o alívio de muitos condutores, ela costuma desaparecer assim que o aquecimento do motor acontece. Mas caso persista, esse sinal pode indicar a presença de líquido de arrefecimento na câmara de combustão, o que pode ser um problema mais grave.
Possíveis problemas no carro a gasolina
Para saber mais sobre o que pode trazer este problema para o veículo, basta analisar os seguintes possíveis problemas:
A junta do cabeçote: quando ela é danificada, pode trazer o problema para o motor, pois esse tipo de pane permite que o líquido do radiador acabe vazando para os cilindros, o que resulta na queima dele junto ao processo de combustão.
Outros dois fatores que contribuem para a fumaça branca no escapamento são:
Bloco do motor ou cabeçote trincado: essa falha, assim como o apresentado anteriormente, permite que o líquido de arrefecimento adentre à câmara de combustão, alterando a mistura ar/combustível interferindo no processo de queima.
Verifique de imediato o líquido de arrefecimento e busque por alguns sinais de contaminação que podem ocorrer, como por exemplo, o óleo presente no líquido.
Não deixe de realizar o teste de compressão e o de vazamento do sistema de arrefecimento, que são dois fatores importantes.
Problemas no carro à Diesel
Diferente do carro à gasolina, a coloração da fumaça branca no escapamento dos veículos à Diesel traz problemas distintos. E pode ser causada pelo combustível não queimado saindo pelo escape. As falhas que podem acarretar a isto são:
Injetores de combustíveis com problemas
Temporização de injeção incorreta
Sistemas de Aquecimento com problemas
Baixa compressão nos cilindros.
Neste caso, diferente do carro a gasolina, será preciso substituir os injetores de combustível, em último caso.
Além disso, testar cuidadosamente os plugues incandescentes (velas de pré-aquecimento) e substituí-los caso necessário é importante. Por fim, realize o teste de compressão.
Fumaça Azul
Essa fumaça acaba indicando que tem algo errado e que o óleo do motor está sendo queimado juntamente com o combustível, o que não é normal.
Alguns possíveis problemas no carro a gasolina
Assim como a fumaça branca expelida pelo escapamento, a fumaça azul também revela possíveis problemas, que variam desde situações mais comuns até mais graves.
Desgaste nas vedações das válvulas: os retentores de válvulas danificados podem ocasionar a fumaça azul, já que eles permitem que o óleo da lubrificação do cabeçote entre na partição dos cilindros. Porém outros problemas também podem trazer a fumaça azul à tona.
Anéis dos pistões desgastados: essa peça, quando desgastada, não consegue juntar da forma correta os pistões aos cilindros, o que pode fazer com que o óleo passe do cárter para a câmara de combustão.
Cilindros danificados: cilindros que acabaram desgastados ou danificados por algum motivo tendem a permitir que o óleo passe para a câmara de combustão, ocasionando a fumaça com esta coloração.
Neste caso, a melhor forma de resolver é inspecionar cautelosamente e substituir as vedações e anéis dos pistões. Caso o problema esteja nos cilindros, uma retífica é a opção mais adequada.
Carro a Diesel
O problema no carro movido a diesel, é bem parecido com o modelo a gasolina, alterando apenas uma questão: turbo alimentadores com vazamento de óleo. Portanto, em motores à diesel, equipados com turbo alimentador , o óleo pode vazar para a admissão de ar e ser queimado.
Para resolver a questão, será necessário realizar o mesmo procedimento que seria realizado em um carro a gasolina, alterando apenas a verificação dos cilindros, para a inspeção do turboalimentador, que será preciso reparar ou substituir, se houver vazamento de óleo.
Fumaça Preta

Por fim, diferente da fumaça azul e da fumaça branca no escapamento, a fumaça preta pode vir a acontecer caso não haja a queima correta do combustível, o que acaba resultando na fuligem do combustível não queimado sendo liberado pelo escapamento.
Problemas no carro à gasolina
Os problemas no carro à gasolina, se resume em:
Mistura de combustível rica: isso acontece no desnivelamento do combustível, onde há muito combustível para a quantidade de ar na mistura de combustão.
Sistema de injeção de combustível defeituoso: Injetores com problemas ou sensores de combustível (como o sensor de oxigênio) que não funcionam corretamente, trazem o problema à tona.
Filtro de ar com sujeira: um filtro de ar obstruído reduz a quantidade de ar que entra no motor, levando a uma mistura rica.
As possíveis resoluções dos problemas estão no ato de inspecionar o sistema de injeção, sensores e realizar uma análise de gases do escape para ajustar a mistura ar/combustível.
Carros a Diesel
A causa é a mesma, porém alguns problemas diferem, eles são:
Injeção de combustível excessiva: excesso de combustível sendo injetado nos cilindros.
Bicos injetores defeituosos ou entupidos: isso afeta a atomização e a mistura do combustível.
Problemas com o sistema de recirculação de gases de escape (EGR): A válvula EGR defeituosa ou obstruída pode causar excesso de combustível na mistura.
Para resolver o problema, substituir filtro de ar, inspecionar os bicos injetores e verificar o sistema EGR é importante. Não deixe de analisar também o turboalimentador, se necessário.
Viu como não apenas a fumaça branca no escapamento, mas as outras de tipos diferentes de coloração, podem significar problemas distintos?
Fique atento a cada uma delas e, resolva-as como foi apresentado no decorrer do artigo, isso irá prevenir problemas mais graves.
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