Algo extremamente importante em todos os veículos é o número do chassi ou VIN (Vehicle Identification Number). Milhares de brasileiros atualmente possuem veículos motorizados como carros e motos, mas não sabem ao certo o que significa as letras e números do chassi dos seus próprios veículos.
Para resumir, esse conjunto de números formam um código alfanumérico que tem 17 caracteres e dentro deles, estão informações detalhadas sobre cada veículo específico. A seguir, será possível ver melhor como funciona o VIN.
Conhecendo a estrutura do Chassi (VIN)

A primeira coisa que é importante ter em mente é que essa estrutura é dividida em seções, ao todo elas somam três principais:
1. Identificação do Fabricante do veículo
A primeira numeração acaba sendo a identificação do fabricante do veículo e onde foi produzido. Ela se estende desde o primeiro caractere até o terceiro.
O 1° caractere, por exemplo, fala a respeito da Região geográfica, enquanto o segundo identifica a fabricante e o terceiro a divisão ou tipo do fabricante. Vale lembrar que isso pode ser alterado de acordo com o fabricante do modelo do veículo e pode indicar o tipo de veículo.
2. Descrição do Veículo
A seguir, vamos falar um pouco sobre a descrição do veículo, também conhecida como VDS do inglês Vehicle Descriptor Section.
Essa numeração está nos caracteres de 4 a 9 e fornece informações sobre as características gerais do veículo. Exemplo a seguir:
- Do 4º a 8º caractere, temos a descrição do modelo, tipo de carroceria, sistema de transmissão, tipo de motor e outras especificações.
- Já no 9º caractere, vemos o dígito de verificação, usado para validar o Chassi. Este caractere é gerado por um algoritmo matemático que ajuda a garantir que o VIN é autêntico.
3. Identificação do Veículo
A terceira e última divisão, é reservada para a identificação do veículo.
- Os números de 10 a 17 servem exclusivamente para identificar o veículo.
- 10º Caractere diz respeito ao ano de fabricação do veículo. Este caractere é uma letra ou número que representa o ano do modelo (ex.: A – 1980, B – 1981, 1 – 2001, por exemplo.)

- 11º Caractere fala sobre a planta de montagem, identificando a fábrica onde o veículo foi montado.
- Por fim, os caracteres de 12º a 17º são o número de série do veículo, o que permite saber até o dia de produção do veículo.
Exemplificação do VIN
Para melhor entendimento, a seguir vamos decodificar um Chassi fictício criado apenas para essa ocasião: 1HGCM82633A123456
Os primeiros três dígitos que são: 1HG, falam que o modelo é:
- 1 – fabricado nos EUA
- H – da montadora Honda
- G – e é um carro de passageiros
Já o VDS, que diz respeito aos próximos 6 caracteres:: CM8263, falam sobre
- C – Modelo específico (ex.: Accord)
- M – Tipo de carroceria (ex.: sedan)
- 8 – Motor 3.0L V6
- 2 – Sistema de segurança
- 6 – Versão ou série
- 3 – Dígito de verificação.
Por fim, o VIS, que é: 3A123456, dá as últimas informações sobre o carro, que são:
- 3 – Ano do modelo 2003
- A – Planta de montagem
- 123456 – Número de série do veículo.
Agora que você aprendeu tanto na teoria quanto na prática como ler a numeração do VIN, chegou a hora de saber o porquê é tão importante ter esse conhecimento.
Importância do número do Chassi

O VIN, também conhecido como Chassi, é uma ferramenta indispensável em qualquer veículo.
Decodificá-lo pode auxiliar e muito, tanto os próprios proprietários de veículos quanto mecânicos e autoridades, pois possibilita identificar corretamente o veículo e checar o histórico do carro para garantir que ele está de acordo com as regulamentações padrões de segurança.
Para entender mais sobre a importância dessa numeração, confira de perto esses seis motivos:
1. Identificação única
Cada VIN é um identificador único, similar a um número de série. Por isso não existem dois veículos no mundo com o mesmo número de chassi.
2. Registro e regulamentação
Para conseguir licenciar um veículo, é necessário essa numeração para registrar o veículo junto às autoridades de trânsito e obter o licenciamento.
3. Manutenção e reparos
Ter o número de chassi em mãos e saber decodificá-lo facilita a identificação das peças e componentes específicos necessários para manutenção e reparo, garantindo que o mecânico utilize os itens corretos.
4. Segurança e prevenção de fraudes
No pior dos cenários, a númeração consegue ajudar na recuperação de veículos roubados e na prevenção de fraudes relacionadas ao roubo e à clonagem de veículos.
5. Financiamento e seguros
Avaliação e Apólice: Usado por instituições financeiras e companhias de seguro para avaliar o veículo, determinar o valor de mercado e estabelecer apólices de seguro adequadas.
6. Recalls e Segurança
Por fim, os fabricantes utilizam o Chassi para notificar proprietários sobre recalls de segurança, garantindo que os problemas sejam corrigidos.
Como visto até agora, todo o conjunto de 17 números que formam o VIN é fundamental para a gestão de um veículo em todos os aspectos.
Ele proporciona uma maneira eficiente de rastrear, identificar e gerenciar informações cruciais, garantindo a conformidade com as regulamentações e ajudando a proteger tanto os proprietários quanto os fabricantes contra fraudes e problemas de segurança.
Mais conteúdos
Quer se tornar um expert nos assuntos de hoje? Então dá uma conferida nesses artigos:
Se quiser conferir mais dicas incríveis como essa, não deixe de conhecer o Manual do Automóvel. Temos dentro do nosso e-book, todas as informações primordiais que você precisa ter conhecimento sobre os automóveis no geral.
Por isso, não seja mais enganado por mecânicos oportunistas e nem por ninguém! Se torne expert sobre seu próprio veículo, basta conhecer nosso e-book ainda hoje.