Reconhecendo a grande importância da manutenção veicular para garantir a longevidade de seus automóveis, os motoristas ficarão mais conscientes da necessidade de adotar medidas preventivas.
Neste contexto, compreender o funcionamento do sistema de arrefecimento do veículo se torna primordial.
Afinal, o sistema de arrefecimento (ou refrigeração) desempenha um papel fundamental no controle da temperatura interna do motor do carro, prevenindo assim seu superaquecimento.
Mas não é só isso: ele também assegura o desempenho otimizado do veículo e estende a vida útil dos componentes internos, reduzindo consideravelmente as chances de danos.
Para tratar sobre o assunto, elaboramos um guia completo que o orientará sobre o funcionamento do sistema de arrefecimento do motor e fornecerá estratégias para evitar qualquer transtorno causado pelo superaquecimento do veículo.
Não perca tempo e dê uma conferida!
O que é o sistema de arrefecimento?
Antes de mais nada, o objetivo principal do sistema de arrefecimento é regular a temperatura ideal do motor, garantindo seu funcionamento eficiente.
Os componentes do sistema de arrefecimento trabalham para reduzir a temperatura do motor e proteger o veículo do calor excessivo.
Normalmente, é aconselhável manter a temperatura entre 90º C e 100º C para garantir eficiência, constância de funcionamento e evitar problemas decorrentes de elevadas temperaturas do motor.
Além disso, é recomendável monitorar regularmente o sistema de arrefecimento do motor, especialmente para veículos urbanos que enfrentam trânsito intenso e exigem mais do sistema, conforme uma matéria do UOL.
No entanto, reabastecer o reservatório de expansão com água da torneira é uma prática extremamente prejudicial, pois eleva gradativamente à corrosão e obstrução de tubulações, dutos internos e da bomba d’água, ao mesmo tempo que altera a temperatura de ebulição.
Ao consultar o manual do proprietário de diversos veículos, o conselho fundamental permanece consistente: utilizar água destilada ou desmineralizada junto com o aditivo especificado pelo fabricante.
Vale destacar que saber seus componentes e funções do seu carro te torna um escudo contra mecânicos mal-intencionados que inventam problemas ou cobram caro por reparos desnecessários.
Quais são os componentes do sistema de arrefecimento?
O sistema de arrefecimento compreende vários componentes que são parte integrante do motor de um automóvel, são eles:
- Ventoinha: dispositivo que utiliza uma hélice e um motor elétrico, acionado por um interruptor termoelétrico, para auxiliar no resfriamento do líquido do radiador.
- Bomba de água: responsável pela circulação do fluido por todo o sistema.
- Válvula termostática: serve principalmente para controlar a temperatura do bloco do motor. Com sua abertura e fechamento, regula a passagem do líquido para o radiador.
- Reservatórios de expansão: tem o objetivo de manter um nível constante de líquido refrigerante.
- Radiador: facilita a transferência de calor do motor para o ar frio circundante, a fim de regular eficazmente a temperatura do motor.
- Sensores de temperatura: tem a função de monitorar a temperatura, enviando informações para o marcador do painel e para o módulo de injeção.
O sistema também é equipado com tubulações e mangueiras para a condução do líquido entre os componentes, uma tampa do radiador que controla a pressão interna e um marcador no painel para auxiliar o motorista a monitorar as condições de temperatura.
Por fim, com um conhecimento básico dos componentes do sistema de arrefecimento, você estará mais apto a tomar decisões informadas e proteger seu carro de maus profissionais.
Como funciona o sistema de arrefecimento?
Através de uma constante troca de calor, o sistema de arrefecimento alivia as altas temperaturas do bloco do motor.
Inicialmente, com o motor frio, a válvula termostática está totalmente fechada, permitindo que o líquido de arrefecimento circule apenas dentro do motor.
Quando a temperatura atinge aproximadamente 85 graus (varia de acordo com o modelo), a válvula começa a abrir, e a 95 graus, está totalmente aberta, permitindo que o fluido, com a ação da bomba d’água, seja conduzido para o radiador.
Enquanto o veículo está em movimento, o ar externo passa pela grade do radiador e, com o auxílio da ventoinha, atravessa o radiador e resfria o líquido, que retorna posteriormente para o motor.
Esse processo também depende de todos os componentes em perfeito estado de funcionamento.
Um vazamento, tampa do radiador defeituosa, válvula termostática travada, entre outros problemas, contribuem para a fervura da água e, consequentemente, o superaquecimento do motor.
Qual é a função do líquido do arrefecimento?
Para começar, o líquido de arrefecimento serve como componente principal para manter a temperatura adequada do motor, enquanto a válvula termostática e bomba de água são responsáveis por regular esse fluido para a troca de calor.
Como resultado, temperaturas controladas dentro do ideal de operação são mais vantajosas para o carro.
É crucial também reconhecer a necessidade de substituir regularmente este fluido.
Aliás, várias montadoras de carro recomendam realizar esta manutenção a cada 30.000 quilômetros ou cinco anos, embora seja aconselhável consultar o manual do seu carro para obter informações mais precisas.
Para finalizar, tendo uma boa noção da função do líquido do arrefecimento, você estará mais adequado para cuidar do seu carro e evitar ser enganado por maus profissionais.
Quais problemas eu posso enfrentar com o sistema de arrefecimento do motor?
Qualquer circunstância prejudicial que possa surgir com qualquer um dos componentes do sistema de refrigeração levará a um resultado mais significativo para o veículo: acumulação excessiva de calor.
Antes de compreender os possíveis problemas com o sistema de refrigeração, é crucial ser capaz de reconhecer sinais de mau funcionamento. Esses indicadores incluem:
- O painel exibe uma luz vermelha de advertência;
- A fumaça sai do capô;
- O medidor de temperatura está indicando o nível mais alto.
Aliás, persistir em dirigir com o motor muito quente pode resultar na queima da junta do cabeçote e no comprometimento do radiador ou de componentes internos do motor, como bronzinas, anéis e pistões.
Diversas variáveis podem influenciar a ocorrência de superaquecimento indesejado:
- Uma possível razão para o superaquecimento é a presença de vazamento de fluido do radiador. Isso pode estar diretamente associado a um problema de vazamento na mangueira da bomba d’água.
- O fluido do radiador perde gradualmente as suas características de inibição de corrosão ao longo do tempo. Isto leva ao desenvolvimento de ferrugem e corrosão, que podem posteriormente resultar em danos ao motor. Portanto, é importante respeitar os intervalos recomendados de troca de fluidos.
- A válvula termostática ou termostato, componente essencial para a circulação do fluido do radiador, pode ficar imobilizada na posição “fechada” em decorrência do acúmulo de sais insolúveis e abrasivos. Esta obstrução dificulta o fluxo irrestrito do fluido.
- Um problema pode surgir com o ventilador, que pode ter parado de funcionar devido a diversos fatores, levando ao superaquecimento do motor.
- Pode ocorrer pressão insuficiente no sistema de arrefecimento do motor se a tampa do radiador for destruída, levando à ebulição e evaporação do fluido. Isto compromete a segurança do fluido.
- A junta do cabeçote é responsável por criar uma vedação entre os cilindros e as passagens do fluido de refrigeração no bloco do motor. Em caso de quebra, existe a possibilidade de entrada de fluido do radiador nos cilindros, onde ocorre o processo de combustão, causando danos potencialmente graves.
- Existe a possibilidade de a bomba d’água parar de funcionar, dificultando a movimentação do fluido entre o motor e o sistema de refrigeração. Quebrar a correia que opera a bomba d’água também pode resultar no mesmo problema. Além disso, o motorista pode estar exercendo força excessiva sobre o veículo, ultrapassando o limite de peso recomendado pelo fabricante.
Para finalizar, o método de prevenção mais eficiente para resolver prontamente qualquer problema e evitar ser pego de surpresa por um resultado indesejável é monitorar regularmente o nível do líquido de refrigeração e realizar substituições periódicas.
O que fazer para evitar os problemas de arrefecimento do motor?
A implementação de técnicas de manutenção eficazes é suficiente para evitar o superaquecimento do sistema de arrefecimento, por exemplo:
- Verificar o nível do líquido de arrefecimento: regularmente, verifique o nível do líquido de arrefecimento no reservatório ou no radiador. Mantenha o nível entre as marcações mínima e máxima indicadas.
- Utilizar o líquido correto: sempre utilize o líquido de arrefecimento recomendado pelo fabricante do veículo. Não misture diferentes tipos de líquidos de arrefecimento, pois isso pode causar danos ao sistema.
- Manter o sistema limpo: verifique se não há obstruções ou sujeira nas mangueiras, radiador e reservatório de expansão. Limpe-os regularmente para garantir uma boa circulação do líquido de arrefecimento.
- Troca periódica do líquido: siga o cronograma de manutenção do fabricante para a troca do líquido de arrefecimento. Geralmente, é recomendável trocar o líquido a cada dois anos ou conforme as especificações do manual do proprietário.
- Verificar as mangueiras e conexões: inspecione as mangueiras e conexões do sistema de arrefecimento em busca de vazamentos, rachaduras ou sinais de desgaste. Substitua as mangueiras danificadas imediatamente.
- Substituir a válvula termostática: se a válvula termostática estiver com problemas, como travada aberta ou fechada, substitua-a para garantir o controle adequado da temperatura do motor.
- Evitar superaquecimento: não deixe o motor superaquecer. Se notar que a temperatura está subindo além do normal, pare o veículo imediatamente, desligue o motor e deixe-o esfriar antes de continuar.
- Evitar o uso de água pura: evite usar apenas água no sistema de arrefecimento, pois o líquido de arrefecimento contém aditivos que protegem contra a corrosão e o congelamento.
- Proteger o radiador: tome cuidado ao estacionar o veículo para não danificar o radiador. Evite colisões e mantenha o radiador limpo de detritos que possam obstruir as aletas.
- Fazer inspeções regulares: realize inspeções periódicas do sistema de arrefecimento durante a manutenção do veículo ou sempre que notar algum problema, como vazamentos, superaquecimento ou luzes de aviso no painel.
Seguir esses cuidados básicos ajudará a manter o sistema de arrefecimento do seu carro em boas condições e prolongar a vida útil do motor.
8 peças do sistema de resfriamento do seu carro que você deve inspecionar frequentemente
1. As correias dos acessórios são o que acionam o sistema de refrigeração
Quer o seu carro tenha correias em V ou correia serpentina, a correia transfere energia do virabrequim do motor para a bomba d’água para alimentar o sistema de refrigeração.
Inspecione as correias para garantir que não estejam soltas. Além disso, observe atentamente se há rachaduras ou desgaste excessivo das costelas.
2. A bomba de água empurra a refrigeração através do sistema
É necessário que a refrigeração circule por todo o sistema para que funcione corretamente.
Para forçar o líquido de refrigeração para dentro do motor e pelo restante do sistema de refrigeração, a bomba d’água utiliza a energia gerada pelo virabrequim combinado com a correia serpentina.
Antes de fazer uma inspeção na bomba d’água, deixe o motor funcionar por alguns minutos.
Examine também a área ao redor da unidade em busca de sinais de vazamento.
Aliás, existe a possibilidade de que uma bomba de água com defeito seja a causa do aquecimento insuficiente do habitáculo.
3. O núcleo do aquecedor auxilia na regulação das temperaturas do ar da cabine
O local onde o sistema de refrigeração do motor se junta ao sistema de ar condicionado da cabine é conhecido como núcleo do aquecedor.
Além de ajudar o líquido de refrigeração a liberar parte de seu calor antes de retornar ao radiador para ser resfriado mais uma vez, o núcleo é o local onde o calor do motor aquece o ar dentro da cabine.
Faça também uma inspeção completa para identificar quaisquer indícios de vazamento, como fluido ao redor do núcleo do aquecedor ou manchas úmidas no carpete.
Existe também a possibilidade de que o núcleo do aquecedor precise ser substituído se você notar que há neblina persistente na parte interna do para-brisa.
4. O líquido de refrigeração é transportado por todo o sistema por mangueiras nos radiadores e aquecedores
O líquido de refrigeração é transportado de um componente deste sistema para outro através do uso de mangueiras de refrigeração.
É essencial que todas as conexões da mangueira sejam feitas com segurança. Examine também a área em busca de sinais de danos, rachaduras e inchaço.
Além disso, verifique se não há áreas que tenham desmoronado ou amolecido.
Por fim, certifique-se sempre de inspecionar as mangueiras enquanto o motor estiver frio.
5. Para evitar o superaquecimento do radiador, os ventiladores de resfriamento podem passar ar por ele
Ao aumentar o fluxo de ar, os ventiladores do radiador contribuem para um resfriamento mais eficaz do sistema.
Certifique-se de que todas as pás da ventoinha de resfriamento estejam em bom estado e não tenham sido danificadas.
Além disso, tenha em mente que uma pá de ventilador do sistema de arrefecimento que faz muito barulho é um bom indicador de danos.
6. As temperaturas do líquido de refrigeração são medidas pelo termostato antes de retornar ao radiador
Para determinar a temperatura do líquido de refrigeração antes de retornar ao radiador, é instalado uma espécie de termostato.
O computador do motor do seu veículo é capaz de monitorar quão bem o veículo está resfriando o motor e garantindo que o sistema de refrigeração (ou sistema de arrefecimento) esteja funcionando corretamente como resultado desse arranjo.
7. O radiador troca o calor do líquido de refrigeração com o ar externo
À medida que o líquido de refrigeração passa pelo radiador, o ar frio também passa pelo radiador. Isto reduz a temperatura do líquido de refrigeração antes de ele ser recirculado pelo motor (recirculação).
Verifique também a concentração do fluido do radiador no reservatório do líquido de refrigeração para garantir que esteja correta.
Descubra também onde está localizado o seu reservatório consultando o manual do proprietário que acompanha o seu veículo.
Aliás, a maioria dos fabricantes sugere o uso de uma mistura de água e aditivo com cinquenta por cento cada.
Certifique-se também de que o fluido atinja a linha que diz “Cheio”. Adicione também o fluido suficiente para atingir a linha, caso ainda não esteja lá.
8. A tampa do radiador permite fácil enchimento
Na maioria dos casos, o radiador serve como reservatório para o líquido de refrigeração e esta tampa fecha efetivamente o sistema, ao mesmo tempo que permite fácil acesso caso seja necessário líquido de refrigeração adicional.
Uma vedação adequada só pode ser alcançada garantindo que a tampa do radiador esteja sempre apertada e segura. Sempre que o motor estiver quente, você nunca deve removê-la.
Aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a determinar quando é hora de substituir a tampa do radiador:
- É possível que as tampas dos radiadores se degradem após 40.000 a 50.000 km.
- Recomenda-se que as tampas do radiador sejam substituídas sempre que um termostato, bomba d’água ou radiador for substituído. Este também é o caso em geral. Tudo isso garantirá que o sistema funcione na pressão adequada.
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